quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Você sabia?: Raios, trovões e relâmpagos!




Raio: Raio é o nome dado a descarga elétrica. Raios podem ocorrer entre duas ou mais nuvens, entre as nuvens e o solo ou dentro de uma única nuvem, além de raios que ocorrem entre uma nuvem e a atmosfera. 

Relâmpago: Chama-se de relâmpago o clarão que acompanha os raios. A luz é gerada pela descarga elétrica entre duas nuvens carregadas. 
Sempre antes do som e provocando uma extensa luminosidade. Os relâmpagos de perto tendem a ter uma cor azulada, por sofrer atenuações ou seja perda gradativa de intensidade no ar, enquanto os mais distantes são percebidos como brancos ou alaranjados por estar mais longe do horizonte. 

Trovão: Chama-se de trovão o som produzido pelo raio. Os trovões sempre vêm depois dos relâmpagos pelo fato de a luz ser (300 mil km/h) mais rápida do que o som. 



#O Brasil é considerado um dos países onde caem mais raios no mundo, e ultimamente tem acontecido algumas tragédias, principalmente nessa época do verão. Por isso vou colocar algumas dicas de como diminuir as chances de você ser atingido por um raio: 

''Ao contrário do dito popular raios caem sempre nos mesmo lugares, pontos mais altos ou locais que se destacam na paisagem, prédios, árvores e até mesmo pessoas, isso se deve a campos elétricos e cargas que tendem a se concentrar na extremidade de objetos.'' 

1. No meio de uma tempestade não procure abrigo em lugares perigosos (pontos de ônibus, embaixo de árvores ou de uma trave de futebol); 

2. Mesmo se você estiver em casa, não fique segurando aparelhos elétrico que estão ligados na tomada (secadores de cabelo, celulares carregando); 

3. Um bom lugar para se proteger é dentro de um carro ou ônibus com as janelas todas fechadas (ao contrário do que muita gente pensa, essa proteção não vem dos pneus, por eles serem de borracha, mas sim porque o carro serve como uma armadura, se o raio cair sobre ele... é dissipado); 

4. Se você estiver em algum campo aberto, sem nenhum abrigo por perto, para diminuir as chances de um acidente, fique nesta posição ( de joelhos, com as mãos na ponta de cada joelho e curvado, com a cabeça apoiada ente os dois joelhos) : 



                 IsaG.







Nenhum comentário:

Postar um comentário